Congresso de Atuação Responsável reunirá convidados internacionais para debater aplicações do silicone em benefícios às pessoas

irineu

O coordenador da Comissão Setorial de Silicones da Abiquim, Irineu Bottoni
Foto: Dow/Divulgação

 

eunice

A diretora global de Meio Ambiente, Saúde, Segurança e Sustentabilidade da Dow, Eunice Heath
Foto: Dow/Divulgação

 

A sala temática “Silicone: Solução Sustentável para a indústria do futuro” que será realizada no segundo dia do 17º Congresso de Atuação Responsável, debaterá como o silicone pode ser aplicado de forma inteligente, sustentável e surpreendente. A sala é organizada pela Comissão Setorial de Silicones da Abiquim e o tema teve inspiração da campanha do Centro Europeu de Silicones (CES), batizada: “Smart. Sustainable. Surprising.”, criada para aumentar o conhecimento sobre as aplicações mais inteligentes e surpreendentes do silicone para trazer mais benefícios às pessoas.

 

O coordenador da Comissão Setorial de Silicones, Irineu Bottoni, explica que o produto é usado em importantes indústrias, essenciais para as pessoas como na geração de energia, na construção civil, nos medicamentos, nos cosméticos e nos eletrônicos. “As pessoas desconhecem os usos e as aplicações do silicone nos produtos do dia a dia, queremos debater e mostrar como é possível unir tecnologia, responsabilidade social e a sustentabilidade em benefício do ser humano”.

 

O executivo afirma que na sala temática “Silicone: Solução Sustentável para a indústria do futuro”, cada um dos palestrantes convidados abordará um dos “S” da campanha “Smart. Sustainable. Suprising.”. A sala já tem confirmada a participação da diretora global de Meio Ambiente, Saúde, Segurança e Sustentabilidade da Dow, Eunice Heath, que abordará a sustentabilidade do produto; e do presidente do Global Silicones Council, Ralf Maecker, que abordará as aplicações inteligentes do silicone.

 

Segundo Bottoni, um dos principais exemplos da aplicação dos silicones seguindo o conceito dos “3S” é realizado pela empresa alemã Stamos Braun Prothesenwerk, que desenvolve próteses ortopédicas. Devido a sua capacidade de se moldar ao formato necessário, sua resistência às bactérias, além de serem produtos hipoalergênicos, os silicones foram os produtos escolhidos pela empresa para o desenvolvimento de próteses, que possibilitam aos pacientes se locomoverem melhor, aumentam sua qualidade de vida e auto-estima. Outro benefício do material para aplicação em próteses é a menor necessidade de manutenção.

 

A importância dos silicones para o desenvolvimento da Indústria 4.0 e como o produto pode ajudar outras indústrias a desenvolver o conceito de digitalização também será debatido na sala temática.

 

O Congresso de Atuação Responsável será realizado nos dias 15 e 16 de agosto, no Novotel Center Norte, na capital paulista, terá como tema a “A Química do Futuro: Universo de Possibilidades e Desafios”. As salas temáticas abordarão temas que afetam as empresas nas áreas de saúde, segurança, meio ambiente e sustentabilidade.

 

O evento reúne a cada edição um público de mais de 500 pessoas entre profissionais de empresas nacionais e estrangeiras, profissionais liberais, representantes do governo, da academia, da sociedade civil, cientistas, ongs e sindicatos.

 

O 17º Congresso de Atuação Responsável tem o patrocínio da Arlanxeo, Basf, Birla Carbon, Braskem, Chemours, Clariant, Comissão Setorial de Silicones, Covestro, Croda, Dow, Elekeiroz, Evonik, ExxonMobil, Huntsman, Ingevity, Innova, Nitro Química, Oxiteno, Rhodia, Suatrans, Unigel e Unipar Carbocloro.

 

O evento tem o apoio da Associação Brasileira de Engenharia Química (ABEQ), Associação Brasileira da Indústria de Cloro-Álcalis e Derivados (Abiclor), Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Abendi), Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais (ABHO), Associação Brasileira de Tecnologia da Borracha (ABTB), Associação Brasileira dos Distribuidores de Produtos Químicos e Petroquímicos (Associquim), Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), Instituto Brasileiro do PVC (IPVC), Instituto Ekos Brasil, Plastivida, Sindicato das Indústrias de Produtos Petroquímicos para Fins Industriais e da Petroquímica no Estado de São Paulo (Sinproquim) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

proteses

Próteses ortopédicas da empresa Stamos Braun Prothesenwerk
Foto: Stamos Braun Prothesenwerk /Divulgação

 

As empresas interessadas em conhecer os pacotes de patrocínio para o 17º Congresso de Atuação Responsável podem clicar aqui.

 

Clique aqui para ver a programação completa e fazer sua inscrição no Congresso AR 2018.

Realização:

 

ABIQUIM

Av. Chedid Jafet, 222

Bloco C – 4º andar

Vila Olímpia, São Paulo

Fone: 11 2148-4700