Congresso de Atuação Responsável debaterá sustentabilidade e segurança na logística

A logística é um processo fundamental para a competividade de todos os segmentos econômicos no Brasil. O Congresso de Atuação Responsável realizado pela Abiquim promoverá no segundo dia do evento, 16 de agosto, salas temáticas sobre a importância de se ter uma logística sustentável e ações para aumentar a segurança no transporte de produtos químicos.

 

No período da manhã será realizada a sala “Logística Sustentável”, na qual serão debatidas as ações para aumentar a sustentabilidade na logística. “A importância das práticas sustentáveis têm crescido e o tema deverá fazer parte da revisão do Sassmaq (Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade), que deverá ser feito em 2019”, explica o coordenador da Comissão de Logística da Abiquim coordenador de Projetos de Logística da Braskem, Fernando Henriques.

 

O coordenador da Comissão de Parceiros do Atuação Responsável® da Abiquim e gerente de Segurança, Saúde e Meio Ambiente para a Área de Logística da Dow na América Latina, Laercio Oliveira, explica que a sala abordará o Programa de Logística Verde Brasil (PLVB), uma iniciativa de empresas de diversos seguimentos e coordenada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que será apresentado pelo professor Marcio de Almeida D’Agosto. “O objetivo do programa é difundir conhecimento, boas práticas, metodologia para medição e controle de emissão de gases de efeito estufa (GEE) no transporte de cargas, e por fim definir requerimentos e implementar um Programa de Certificação de Transporte Sustentável no Brasil até o ano de 2020”, afirma Oliveira.

 

A sala também terá a participação do pesquisador do Centro de Excelência em Logística e Supply Chain da Fundação Getúlio Vargas (FGVCelog), Paulo Fernandes de Oliveira, que apresentará as práticas sustentáveis na logística de produtos, além da apresentação de cases de sucesso da indústria química no transporte sustentável.

 

No período da tarde será realizada a sala “Logística – Segurança no Transporte de Produtos Químicos”. O coordenador da Comissão de Logística da Abiquim, Fernando Henriques, explica que a programação da sala foi criada para discutir ações que promovam a segurança na logística de produtos.

 

A sala terá um bloco dedicado ao Sistema de avaliação de SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE – SASSMAQ. O  trabalho em desenvolvimento do Guia de Avaliação de Terminal de Contêiner será apresentado pelo vice-coordenador da Comissão Consultiva do Sassmaq, Sérgio Renato Pereira Leitão (Dow); o Sassmaq Estação de Limpeza será apresentado pelo vice-presidente da Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos (ABTLP), Sérgio Sukadolnick; o coordenador da Comissão Consultiva do Sassmaq, Fernando Franco de Oliveira da BASF, comunicará as ações para realizar a quarta atualização do Sassmaq Módulo Rodoviário; e o gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Solvay, Vlamir Kanashiro, promoverá um debate e colherá sugestões dos usuários do Sassmaq para melhorias no programa.

 

A programação da sala ainda terá a participação do analista de Controle Ambiental da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Marco Antônio José Lainha, que apresentará estatísticas de acidentes envolvendo produtos químicos perigosos e o trabalho desenvolvido pela Comissão de Estudos e Prevenção de Acidentes no Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos no Estado de São Paulo. “A comissão conta com nove subcomissões no Estado e um dos trabalhos desenvolvidos é a análise de acidentes junto aos envolvidos. Esse trabalho visa detectar as causas e a reflexão sobre as oportunidades de melhoria”. Outro fruto do trabalho foi a criação do curso Primeiro no Local, focado no profissional designado a se dirigir ao local do acidente, constatar os fatos e adotar as primeiras medidas protetivas.

 

O Congresso de Atuação Responsável será realizado nos dias 15 e 16 de agosto, no Novotel Center Norte, na capital paulista, terá como tema a “A Química do Futuro: Universo de Possibilidades e Desafios”. As salas temáticas abordarão temas que afetam as empresas nas áreas de saúde, segurança, meio ambiente e sustentabilidade.

 

O evento reúne a cada edição um público de mais de 500 pessoas entre profissionais de empresas nacionais e estrangeiras, profissionais liberais, representantes do governo, da academia, da sociedade civil, cientistas, ongs e sindicatos.

 

O 17º Congresso de Atuação Responsável tem o patrocínio da Arlanxeo, Basf, Birla Carbon, Braskem, Chemours, Clariant, Comissão Setorial de Silicones, Covestro, Croda, Dow, Elekeiroz, ExxonMobil, Huntsman, Ingevity, Innova, Nitro Química, Oxiteno, Rhodia, Unigel e Unipar Carbocloro.

 

O evento tem o apoio da Associação Brasileira de Engenharia Química (ABEQ), Associação Brasileira da Indústria de Cloro-Álcalis e Derivados (Abiclor), Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Abendi), Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais (ABHO), Associação Brasileira de Tecnologia da Borracha (ABTB), Associação Brasileira dos Distribuidores de Produtos Químicos e Petroquímicos (Associquim), Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), Instituto Brasileiro do PVC (IPVC), Instituto Ekos Brasil, Plastivida, Sindicato das Indústrias de Produtos Petroquímicos para Fins Industriais e da Petroquímica no Estado de São Paulo (Sinproquim) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

As empresas interessadas em conhecer os pacotes de patrocínio para o 17º Congresso de Atuação Responsável podem clicar aqui.

 

Clique aqui para ver a programação completa e fazer sua inscrição no Congresso AR 2018.

Realização:

 

ABIQUIM

Av. Chedid Jafet, 222

Bloco C – 4º andar

Vila Olímpia, São Paulo

Fone: 11 2148-4700