A influência do capital humano na segurança das indústrias será debatido no Congresso de Atuação Responsável

A importância dos profissionais para aumentar a segurança nas empresas será debatida na sala temática “Fatores Humanos relacionados a Segurança de Processo”, do 17º Congresso de Atuação Responsável.

 

A programação da sala contará com a participação do coordenador da Comissão Temática de Segurança de Processo da Abiquim, João Carlos Gregoris, em seguida, o gerente geral da Refinaria Gabriel Passos da Petrobras, José Alexandrino Machado, abordará a gestão dos fatores humanos para alavancar resultados de segurança operacional.

 

A sala também terá apresentações de cases e um debate com a participação do especialista em Processos de Segurança da Braskem, Sandro França; do gerente corporativo de Segurança, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente da DuPont para a América Latina, Eduardo de Maio Francisco; do gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambienta da ExxonMobil, Paulo Roberto Valadão. E contará ainda com a apresentação de um painel de especialistas formado pelo consultor em Segurança e Meio Ambiente da Interface, José Luiz Lopes Alves; do CEO e diretor Técnico da RSE Consultoria, Américo Diniz Carvalho Neto e do Professo Eduardo Silvério.

 

Este painel será moderado pelo consultor do Center for Chemical Process Safety (CCPS) e coordenador dos encontros do CCPS de Troca de Experiências em Segurança de Processo nas cidades de São Paulo, Rio de janeiro e Salvador, Alexandre Glitz. O CCPS é uma entidade sem fins lucrativos, criado pelo instituto americano de engenheiros químicos para debater os processos de segurança nas indústrias. “Uma das vertentes que tem se discutido nos encontros promovidos pelo CCSP é o capital humano, como aumentar a disciplina operacional e reconhecer que o ser humano tem suas falhas. Na sala temática vamos discutir estudos que sobre como lidar com as pessoas e reduzir os aspectos nas instalações, que podem induzir ao erro”, explica Glitz.

 

A sala temática “Fatores Humanos relacionados a Segurança de Processo” será realizada no primeiro dia do Congresso de Atuação Responsável, que acontece nos dias 15 e 16 de agosto, no Novotel Center Norte, na capital paulista e terá como tema a “A Química do Futuro: Universo de Possibilidades e Desafios”. As salas temáticas abordarão temas que afetam as empresas nas áreas de saúde, segurança, meio ambiente e sustentabilidade.

 

O evento reúne a cada edição um público de mais de 500 pessoas entre profissionais de empresas nacionais e estrangeiras, profissionais liberais, representantes do governo, da academia, da sociedade civil, cientistas, ongs e sindicatos.

 

O 17º Congresso de Atuação Responsável tem o patrocínio da Arlanxeo, Basf, Birla Carbon, Braskem, Chemours, Clariant, Comissão Setorial de Silicones, Covestro, Croda, Dow, Elekeiroz, ExxonMobil, Huntsman, Ingevity, Innova, Nitro Química, Oxiteno, Rhodia, Unigel e Unipar Carbocloro. A sala temática “Fatores Humanos relacionados a Segurança de Processo” será realizado no primeiro dia do Congresso de Atuação Responsável, que acontece nos dias 15 e 16 de agosto, no Novotel Center Norte, na capital paulista e terá como tema a “A Química do Futuro: Universo de Possibilidades e Desafios”. As salas temáticas abordarão temas que afetam as empresas nas áreas de saúde, segurança, meio ambiente e sustentabilidade.

 

O evento reúne a cada edição um público de mais de 500 pessoas entre profissionais de empresas nacionais e estrangeiras, profissionais liberais, representantes do governo, da academia, da sociedade civil, cientistas, ongs e sindicatos.

 

O 17º Congresso de Atuação Responsável tem o patrocínio da Arlanxeo, Basf, Birla Carbon, Braskem, Chemours, Clariant, Comissão Setorial de Silicones, Covestro, Croda, Dow, Elekeiroz, ExxonMobil, Huntsman, Ingevity, Innova, Nitro Química, Oxiteno, Rhodia, Suatrans, Unigel e Unipar Carbocloro.

 

O evento tem o apoio da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), Associação Brasileira de Engenharia Química (ABEQ), Associação Brasileira da Indústria de Cloro-Álcalis e Derivados (Abiclor), Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Abendi), Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais (ABHO), Associação Brasileira de Tecnologia da Borracha (ABTB), Associação Brasileira dos Distribuidores de Produtos Químicos e Petroquímicos (Associquim), Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), Instituto Brasileiro do PVC (IPVC), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Instituto Ekos Brasil, Plastivida, Sindicato das Indústrias de Produtos Petroquímicos para Fins Industriais e da Petroquímica no Estado de São Paulo (Sinproquim) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

As empresas interessadas em conhecer os pacotes de patrocínio para o 17º Congresso de Atuação Responsável podem clicar aqui.

 

Clique aqui para ver a programação completa e fazer sua inscrição no Congresso AR 2018.

Realização:

 

ABIQUIM

Av. Chedid Jafet, 222

Bloco C – 4º andar

Vila Olímpia, São Paulo

Fone: 11 2148-4700